croc logo

Neon-komputadór

Manual para Usuários de computador para o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, da República Democrática de Timor - Leste
2003


Lingua

Inglês
Portugues

Índice

Introdução

Introdução
Sobre os Autores, Sobre o Manual
Licença de Documentação Grátis de GNU

Capitulo I: Hardware e Software
Capítulo II: Redes e Comunicações
Capítulo III: Sistemas operacionais
Capítulo IV: Aplicações
Capítulo V: Codificando básico e Programando
Capítulo VI: Administração De sistema básica
Apêndices: Política de Ministério

Ministério Homepage

Introdução

Bem-vindo ao primeiro Usuário de Computador em Treinamento e ao Manual da Informação para o Ministério dos Negocios Estrangeiros e Cooperação da República Democrática de Timor - Leste.

Este manual foi escrito com uma consideração cuidadosa perante as necessidades do pessoal do Ministério, baseado nos níveis actuais de conhecimento, habilidades e o equipamento e sistema administrativo que eles lidam. Além disso, o Manual também foi escrito com o futuro em mente. Isto é terminado de dois modos. Primeiramente, pela provisão de informação básica com o qual os computadores na verdade trabalham ( do que explicar como use uma aplicação), encorajando os indivíduos interessados a estudos e pesquisas em diante e secundariamente, explicando o modo que sistemas operacionais alternativos e aplicações (eg., Chapéu Vermelho Linux e OpenOffice) que pode no futuro prove se tornar o software do Governo de escolha - como muitas outras nações em desenvolvimento está fazendo. As razões para isto ficarão claras como você leia neste manual.

O manual é dividido em cinco partes - uma introdução para hardware e software, uma introdução para redes e comunicações, uma introdução para sistemas operacionais, uma introdução para aplicações, um capítulo introdutório avançado em codificar e administração de sistemas e um apêndice de política do Ministério pertinente a formas de avaliação. Cada capítulo provê ambos conhecimento geral para prover o usuário uma idéia de como o cada parte se ajuste no conhecimento inteiro e específico, usando exemplos dos mesmos computadores nas escrivaninhas de indivíduo, a rede Ministerial e o estado de computar em Timor- Leste. Os objetivos deste manual são realmente bastante altos - só não busca contar para um usuário como usar uma aplicação particular mas também para pelo menos parcialmente entenda o que esta passando. Se este objetivo é alcançado então que não seria injusto dizer que esses que dominaram o material neste manual terão um nível mais alto de conhecimento de computador que muitas pessoas possuem nos paises denominadamente 'avançados'. Para um país que está começando com 45% no estado da ignorância, esta será uma real realização!

No entanto, este manual não é nenhuma leitura fácil, e nem é o seu significado de ser. Citar um sócio da lista de clientes de ITTimor "UM computador não é um fridge". Computadores são máquinas muito complexas e qualquer tentativa para os descrever 'simplesmente' sempre é inadequado. Como tal, este é um documento bastante denso e inclui de facto uma partilha apropriada na informação técnica. Houve um imperativo para escrever isto "eficazmente" como isto fará um uso mais útil com o passar do tempo. Há um equilíbrio entre elevar o nível de conhecimento conceitual - freqüentemente ignorado por outros treinadores - e provendo soluções a perguntas e problemas comuns. Não espere absorver e entender tudo escrito aqui imediatamente. Este manual é projetado de forma que o leitor recorrerá a isto durante vários anos e assim, com o passar do tempo, aumente ambos seu conhecimento de computador geral e particular.

No outro lado desta moeda, não é o tipo de manual que faz uma pessoa tronar-se técnico ou administrador de sistemas. Tal especialista e tarefas avançadas requerem uma pessoa pelo menos para competente com tudo neste manual e muito assunto mais adiante. Este manual proporciona para uma pessoa o conhecimento necessário de ser um usuário de computador avançado e muito competente. Porém, não é nenhuma substituição para as dúzias de textos que têm que ser absorvido para consertos técnicos avançados, programação e conhecimento de administração de sistema genuíno. Esperançosamente porém, para alguns leitores, proverá um interesse suficiente por continuaçao naquela direção.

Este manual é escrito no reconhecimento que não é possível confrontar um futuro, de sociedade moderna, sem conhecimento de computador e tecnologia de comunicações. Se o computador e revolução de comunicações foi então espetacular bastante durante os últimos trinta anos resta-nos assegurar que nos próximos trinta anos as mudanças ainda serão maiores. A transformação de wordwide para o modo em que a comunicação, cálculo e processamento de informação é administrado é tão significante quanto a transformação dos manuscritos das sociedades tradicionais para a invenção do prelo de tipo móvel. O facto que a tecnologia conduziu a uma explosão em pesquisa científica, a revolução industrial, a separação de igreja e estado, e o estabelecimento de democracia moderna é simplesmente ilustrativo do poder de informação e tecnologia de comunicações.

Até disto este manual foi escrito com o futuro em mente e é um documento temporário com um máximo tempo de usar e calculado ate o fim de 2008 o tempo pelo qual, é muito improvavelmente que o Ministério dos Negocios Estrangeiros e Cooperação ainda estará usando Windows98 como o sistema operacional de usuário primário. Isto não é porque a computação ou teoria educacional que dirigem o documento serão datadas. Realmente, o conhecimento básico dentro deste manual deveria permanecer pertinente durante pelo menos uma década. Bastante os exemplos particulares usados mudarão e por causa de decisões imprevistas das futuras administrações de Timor - Leste. A tecnologia de computador pessoal veio ja em uso desde a edição de Eletrônica Popular de Janeiro 1975 onde uma companhia chamada MITS ofereceu um equipamento que incluiu um Intel8080 fatia de CPU, uma provisão de poder, um painel dianteiro de luzes e 256 bytes de memória (o que todos estes números significam irao ficar claro logo a seguinte). Vendendo para $395USD, você na verdade teve que terminar o circuito se sobe a bordo com um ferro soldando. Não teve nenhum teclado, não teve nenhum rato, nenhuma impressora e nem mesmo um monitor. É difícil de contar que tipo de infra-estrutura de rede nacional com antecedência este país terá, que tipo de computadores estará disponível às pessoas e que tipo de sistemas operacionais e aplicações será usado. Uma coisa sem dúvida porém - será muito diferente ao que você tem em 2003!

A Lei de Moore

Em 1965, ainda preparando uma fala sobre o crescimento de memória de computador, o George Moore notou que cada fatia nova conteve tanta capacidade quanto o prévio aproximadamente duas vezes e cada fatia foi libertada cada 18-24 meses. A este dia, a observação permanece notavelmente precisa. Um computador comprado em dois anos de tempo será duas vezes como jejum e armazena duas vezes tanto quanto a pessoa comprou hoje. A lição a aprender para um país relativamente empobrecido como no caso de Leste Timor é não comprar as máquinas mais em dia, mas bastante tomar decisões inteligentes sobre os recursos ja existents..

A Tandy Computer Ad from 1989


Ministry of Foreign Affairs and Cooperation, GPA Building #1, Ground Floor, Dili, East Timor

valid XHTML 1.0! valid CSS Level2! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Unicode encoded use any browser!

Website code and design by Lev Lafayette. Last update August 20, 2003